segunda-feira, 13 de março de 2023

UMA LOCOMOTIVA, A NOVA ATRAÇÃO TURÍSTICA NA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE PARANAGUÁ.

 UMA LOCOMOTIVA, A NOVA ATRAÇÃO TURÍSTICA NA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE PARANAGUÁ.


Nenhuma descrição de foto disponível.

UMA LOCOMOTIVA, A NOVA ATRAÇÃO TURÍSTICA NA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE PARANAGUÁ.
Graças à convênios firmados pela empresa pública Portos do Paraná, três locomotivas que já prestaram grandes serviços nos portos paranaenses, ganharam novos destinos.
Para a felicidade dos parnanguaras e dos futuros visitantes da nossa cidade, uma delas se transformará em atração turística na Estação Ferroviária de Paranaguá.
As outras duas seguiram para Curitiba, após reformas e modernização (com a instalação de freios automáticos), continuarão em atividade, em passeios, tracionando quem sabe, um trem turístico.
Sobre a locomotiva de Paranaguá, o gerente de Administração da autoridade portuária Vinicius Mello, informou que o projeto cujo o objetivo será o de preservação de patrimônio histórico, foi elaborado entre o Porto, a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) e a Prefeitura Municipal de Paranaguá.
“A locomotiva fabricada pela Toshiba, no Japão, no início dos anos 1970, será reformada e muito bem cuidada, afinal fará parte da nossa história e cultura”, disse Vinícius Mello.
Eduardo Scuissiato, diretor financeiro da ABPF - Regional Paraná, informou que as duas locomotivas que seguiram para Curitiba poderão ser utilizadas para tracionar um trem de turismo e como contrapartida, a Associação deverá oferecer passeios educativos para alunos das escolas públicas, inclusive do Litoral.
Régis Batista do Nascimento, coordenador de Patrimônio e Seguros da Portos do Paraná informou que a doação dos bens exigiu o cumprimento de uma série de trâmites administrativos. Um projeto foi elaborado e submetido à ANTAQ (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), e após liberação, foi realizada a alienação, e finalmente, foi organizada a remoção, pelas partes.
Um muro teve que ser demolido e um guindaste com contrapesos foi instalado para erguer cerca de 58 toneladas, que é o peso presumido de cada locomotiva. Uma operação relativamente complexa, envolvendo vários profissionais da empresa pública e da prefeitura foi realizada e a locomotiva foi transportada para a Estação. O transporte foi feito em carreta de dez eixos.
A fábrica japonesa Toshiba forneceu ao longo do tempo várias locomotivas, utilizadas nos portos brasileiros, esta, a “Numero 07” foi fabricada em 1973 e possui cabine frontal e motor Caterpillar, com potência de 1050 hp e foi adquirida pelo governo federal dentro do programa de reaparelhagem dos portos e corredores de exportação nos anos 70.
Trata-se de uma locomotiva modelo Diesel/Elétrica - O Diesel é utilizado como combustível pelo gerador elétrico, a eletricidade gerada, alimenta os motores elétricos de tração entre as rodas dela.
Ela operou no Porto de Paranaguá até meados do ano 2000, quando então, foi desmobilizada e hibernada em um barracão, até finalmente ser definido o seu novo destino.
AlmirSS #IHGP

SECULTUR - Secretária de Cultura e Turismo – (Maria Plahtyn)
IHGP – Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá
Portos do Paraná 

Nenhum comentário:

Postar um comentário