Estação da Memória ou conhecida antigamente como Estação Ferroviária de Joinville foi uns dos principais marcos de crescimento a cidade de Joinville. A estação além servir como transporte durante muitos anos aos moradores de Joinville, atendia no quesito de transporte as cidades São Francisco do SulJaraguá do Sul e Corupá, sendo uns dos principais meios de locomoção entre as cidades.

Localizada no km 40-369 (Joinville)

Acervo Gustavo Jannson – Ano 1917 (Foto colorizada por Anthar Cesar)

INAUGURAÇÃO COM PRESENÇA PRESIDENTE

AEstação da Memória, localizada na sede na antiga Estação Ferroviária de Joinville, foi inaugurada em agosto de 1906 com a presença do então presidente do Brasil, Afonso Pena, sendo a primeira vez em que um presidente do país visitou a cidade de Joinville. Foi nessa ocasião também que a cidade recebeu a alcunha de “Cidade das Flores”, tendo em vista que o então pequeno município Joinville enfeitou seus jardins e quintais para a recepção do presidente que ficou encantado com a beleza da cidade na ocasião.

Acervo de Carl SCHNEIDER – Foto do Ano 1906. Fontes de pesquisa: Livro História de Joinville de Carlos Ficker.(Colorizada por Anthar Cesar)

Ao contrário da comitiva que foi recepcioná-lo na cidade vizinha, ele não pegaria o vapor Babitonga e cruzaria o rio Cachoeira para chegar a Joinville. Viria de trem. Sua chegada foi o marco de uma obra fundamental no desenvolvimento e na comunicação da região ao longo do século 20: a Estação Ferroviária de Joinville