quarta-feira, 24 de maio de 2023

Vettuvan Koil, um templo Tamil Nadu esculpido em uma única rocha, e dizem ter cerca de 1.300 anos.

 Vettuvan Koil, um templo Tamil Nadu esculpido em uma única rocha, e dizem ter cerca de 1.300 anos.


Pode ser uma imagem de monumento e ao ar livre

Vettuvan Koil, um templo escavado na rocha localizado em Kalugumalai, Thoothukudi, que fica no estado de Tamil Nadu, no sul da Índia. De acordo com o Heritage Daily, o templo foi construído durante o século VIII dC, durante o reinado da dinastia Pandya (também conhecida como Pandyas de Madurai) em dedicação ao deus hindu Shiva, uma das principais divindades do hinduísmo. “Vettuvan Koil foi esculpido em uma única rocha de granito, com a seção superior representando várias esculturas de “Parsavadevatas” (as divindades assistentes de Shiva), como Uma (deusa da fertilidade, amor, beleza, casamento e filhos), Nandi (a divindade guardiã do portão de Kailasa, a morada do Senhor Shiva) e vários animais, como macacos e leões”, dizia o artigo.

Seguindo essa sugestão, fizemos buscas por palavras-chave para “Vettuvan Koil”, que nos levaram a várias reportagens e postagens em blogs de viagens, apresentando fotos semelhantes. De acordo com uma coluna do professor de história da arte RH Kulkarni no New Indian Express, “Entre os edifícios arquitetônicos do sul da Índia, Vettuvan Koil, um templo monolítico [formado por um único grande bloco de pedra] no Kazhugumalai de Tamil Nadu, merece menção especial. Um paraíso para escultores, é um templo monolítico como o Pancha Rathas em Mamallapuram e o templo Kailasanatha em Ellora… datado de cerca de 760-800 EC, Vettuvan Koil tem um Dravida vimana emergindo da rocha retangular.”

Procuramos o templo no site do departamento de arqueologia do governo de Tamil Nadu, que afirmava: “Acredita-se que este monumento [[Vettuvan Koil]] foi estabelecido durante o século VIII dC pelo rei Pandya Maranchadayan. Este é um complexo de cavernas escavadas na rocha e um templo recortado no estilo do Templo Mahabalipuram Shore e esculturas em cavernas. Este monumento também é apelidado de “ELLORA DO SUL”. O Vettuvan Koil é uma estrutura monolítica que foi formada cortando uma única rocha com esculturas devocionais durante o período Paranthaka Nedunchadaian.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário