terça-feira, 23 de maio de 2023

Mulheres turcomanas.

 Mulheres turcomanas.


Nenhuma descrição de foto disponível.

Os povos turcomanos, são povos eurasiáticos que vivem no norte, centro e oeste da Eurásia e que falam línguas pertencentes à família de línguas túrquicas ou turcomanas. Estes povos compartilham, em vários graus, certos traços culturais e antecedentes históricos. O termo turco representa um amplo grupo etno-linguístico e inclui sociedades existentes tais como os cazaques, uzbeques, quirguizes, uigures, azeris, turcomenos e turcos modernos, assim como as sociedades históricas dos xiongnu, quipechaques, ávaros, proto-búlgaros, hunos, turcos seljúcidas, cazares, otomanos e timúridas.

Muitos dos povos turcomanos têm sua terra natal na Ásia Central, onde eles se originaram. Mas desde então, as línguas turcas se espalharam, através de migrações e conquistas, para outros locais incluindo a atual Turquia na Anatólia. Enquanto o termo turco pode se referir a um membro de qualquer povo turcomano, também pode se referir especificamente ao povo e ao idioma da moderna Turquia.

Após séculos de migrações, invasões e contatos com outros povos, o Irã está longe de ser um país homogêneo. Embora mais da metade da sua população seja composta de persas, o Irã também abriga diversos povos, como os turcos, azeris, afsharis, bakhtiari, baluchis, gilakis (gilani), ghuchanis, korasani, curdos, loris, mazandaranis, qashqais , shahsavan, turcomanos entre muitos outros grupos étnicos. Daí vêm uma grande variedade de roupas étnicas coloridas com estilos que variam de tribo para tribo. As vestes das mulheres são as mais vivas e marcantes em termos de estilo e cor.

O vestido das mulheres Lori geralmente tem desenhos florais costurados à mão. Para cobrir os cabelos usam um grande lenço enrolado em volta da cabeça, ombros e pescoço. As roupas, incluindo o colete tradicional longo, usado sobre a roupa e as calças também são distintamente decorados. O colete tem mangas mais curtas, revelando as mangas do vestido e a barra das calças também tem desenhos de listras. As mulheres geralmente usam cores mais brilhantes e femininas. Os homens tendem a usar os marrons e cinzas sóbrios não muito elaborados com casacos e coletes longos e largos e, às vezes também usam chapéus. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário