sexta-feira, 19 de maio de 2023

Tumba do Senhor de Sipán !!!

 Tumba do Senhor de Sipán !!!


Nenhuma descrição de foto disponível.

O Senhor de Sipán foi um antigo governante da cultura Mochica pertencente ao século III, cuja descoberta foi transcendental para a arqueologia mundial, já que seu túmulo foi o primeiro túmulo real intacto encontrado na América do Sul e que pertence a uma civilização peruana anterior ...

A tumba real do Senhor de Sipán foi descoberta pelo Dr. Walter Alva e sua equipe de pesquisadores em Huaca Rajada, um complexo arqueológico a sudeste da cidade de Chiclayo, em 1987. Segundo estudos, a régua Mochica tinha 1,65 metros de altura. Com aproximadamente 30 anos de idade e que teria morrido entre 240 e 310 DC. Foi encontrado em um caixão de madeira, o primeiro de seu tipo a ser encontrado na América. Ao lado de sua cabeça e pés havia dois esqueletos de mulheres jovens e nas laterais, os esqueletos de um cachorro e duas lhamas. Coberto da cabeça aos pés de ouro, prata, cobre e pedras preciosas, seu crânio estava sobre uma placa de ouro, demonstrando a importância desse antigo líder para a cultura mochica.

Cerca de 600 objetos de grande valor histórico e monetário foram recuperados na tumba do Senhor de Sipán. No sarcófago, além de peças de ouro, prata e pedras preciosas, foram encontrados objetos de cerâmica e madeira entalhada. Com relação ao seu vestuário, foram encontrados três pares de protetores de ouvido em ouro e turquesa, além de um colar composto por vinte representações de frutos de amendoim, sendo dez de ouro e dez de prata. Para a cultura Mochica, o amendoim representava o começo ou o renascimento.

É importante notar que junto com o Senhor de Sipan, foram encontrados os restos mortais de oito pessoas: quatro homens, três mulheres e uma criança.
Segundo as investigações, as mulheres eram suas concubinas (relação conjugal de duas pessoas sem união matrimonial) e os homens foram interpretados como chefe militar, vigia e soldado.

Perto da tumba do ´Senhor de Sipán´, foram encontrados os túmulos de ´El Sacerdote´e do ´Velho Senhor de Sipán´. Nesta última, cronologicamente mais antiga, sua câmara funerária não tem acompanhantes e sua embalagem é baseada em fibra vegetal, com signos da hierarquia real, adornada com cetros de ouro, finas joias de ouro e prata, peitorais de conchas e iconografia peculiar.

Grupo: Divulgação de fatos e conhecimentos: ciências e afins. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário