Engenho Santa Clotilde, da empresa Guimarães & Cia, na Vila Guimarães, em Paranaguá, década de 1910.
Vista dos trapiches da empresa Guimarães & Cia, na Vila Guimarães, junto ao Porto D Pedro II, em Paranaguá, na década de 1910, por onde eram exportados a erva mate e outros produtos produzidos e comercializados pela empresa.
Escritórios e Fabrica da empresa Guimarães & Cia., na vila Guimarães, em Paranaguá, na década de 1910.
Vista dos trapiches da empresa Guimarães & Cia, na Vila Guimarães, junto ao Porto D Pedro II, em Paranaguá, década de 1910, por onde eram exportados a erva mate e outros produtos produzidos e comercializados pela empresa.
A EMPRESA GUIMARÃES & CIA , NOS IDOS DE 1900
O livro "Impressões do Brazil no Seculo Vinte", editado em 1913 e impresso na Inglaterra por Lloyd's Greater Britain
Publishing Company, Ltd., com 1.080 páginas, mantida no Arquivo Histórico de Cubatão/SP., traz um excelente texto e fotos acerca da sociedade, comércio e indústrias do Paraná, nos primeiros anos do século 20, do qual destacamos:
"Guimarães & Cia. - Esta importante casa de Paranaguá foi fundada em 1833 e faz largo negócio em comissões, consignações, importação de gêneros e exportação de erva-mate. A casa tem também grande depósito de sal, açúcar, arroz e farinha de trigo.
Os srs. Guimarães & Cia. são agentes de companhias de vapores nacionais entre Santos, Rio de Janeiro e Pernambuco, da Sociedad Anónima de Navegación Sud-Atlántica, empresa A. Lafranco & Cia., para o Rio da Prata, Lamport & Holt Line, Companhia de Seguros Contra Fogo, Guardian Insurance Co., de Londres etc.
A firma possui na Vila Guimarães, no porto de Dom Pedro II, um engenho de beneficiar mate, e os seus produtos têm obtido medalhas de ouro e prata e diplomas de honra em várias exposições, tanto nacionais como estrangeiras.
Além da casa matriz situada em Paranaguá, no porto de Dom Pedro II, tem a firma sucursais em Curitiba, à Rua Dr. Muricy, 105, e em Antonina, à Rua Ypiranga, além dum representante na cidade de Ponta Grossa.
A exportação de mate beneficiado nas fábricas da firma atinge a 6.000.000 de quilos, enviados em sua maioria para a República Argentina e Uruguai. Os sócios da firma, atualmente, são o comendador João Guilherme Guimarães e o sr. Agostinho Lima.".
(Fonte/Fotos: novomilenio.inf.br).
Nenhum comentário:
Postar um comentário