CURITIBANOS NA FORÇA INTERNACIONAL DE PAZ
CURITIBANOS NA FORÇA INTERNACIONAL DE PAZ
O Brasil integrou o grupo de dez países designados pela ONU para compor a "Força de Emergência das Nações Unidas":
Foi uma força internacional de paz da ONU criada para garantir o cessar fogo e evitar nova guerra entre árabes e israelitas, e assim manter a paz no Oriente Médio, cujo conflito ameaçava a paz mundial, devido às tensões em tempos de "guerra fria". E o epicentro das atenções era a ameaça de interceptação do Canal de Suez.
A chamada Força Internacional de Paz, foi composta pelo Brasil - Canadá - Colômbia- Dinamarca - Finlândia - Índia - Indonésia - Iugoslávia - Noruega - e Suécia, e instalou-se na Faixa de Gaza, criando uma zona neutra e estabelecendo a LDA - Linha de Demarcação de Armistício, que nada mais era do que a divisa física entre Egito e Israel.
Todo o efetivo da Força Internacional de Paz da ONU tinha como principal missão impedir a transposição da LDA, quer por israelitas quer por árabes e, caso “houvesse uma agressão, tentar interpor-se, e impedir o agressor. Para isso o Comando Geral da Força, dividiu a Faixa de Gaza em seções atribuídas a cada um dos diferentes batalhões formados pelos dez países integrantes.
(Foto: Acervo Paulo José Costa)
Paulo Grani
Nenhum comentário:
Postar um comentário