domingo, 14 de maio de 2023

O INÍCIO DO BAIRRO SANTA FELICIDADE

 O INÍCIO DO BAIRRO SANTA FELICIDADE


Nenhuma descrição de foto disponível.

Histórica foto da década de 1920, mostra a Igreja de São José em Santa Felicidade, com sua distinta torre.
À sua frente, a lamacenta Av. Manoel Ribas, na época era chamada Estrada da Colonia, que se conectava com a Estrada do Cerne, ligando Curitiba ao interior do Estado.
No final do século 19 a região era conhecida como Taquaral e se tornou um reduto italiano, batizado posteriormente de Colônia Santa Felicidade. A ocupação se tornou mais intensa nos anos de 1870, com a chegada de moradores da região de Vêneto e Trento, do norte da Itália.
As primeiras atividades comerciais dos imigrantes foram a produção de queijos, vinhos e hortigranjeiros. Quase na virada do milênio, a região já era ocupada por mais de 200 famílias, que formaram um pequeno pedaço da Itália em Curitiba.
Quando os primeiros imigrantes chegaram à região, parte do terreno ocupado foi doado por Dona Felicidade Borges, o que, diz a tradição, lhe rendeu uma homenagem na escolha do nome do bairro, "Santa Felicidade".
A região era um caminho de passagem de tropeiros nos séculos 18 e 19. As tropas paravam neste caminho para repousar e se alimentar, e desta forma, surgiram as primeiras cantinas, que mais tarde se tornaram restaurantes. Isto contribuiu para que a região se tornasse um centro gastronômico.
(Foto: Arquivo Público do Paraná)
Paulo Grani.

Nenhum comentário:

Postar um comentário